Depois de uma TPM, uma crise alérgica e duas vacinas, eu consegui assistir Top Gun: Maverick. Que filme. Ele é tudo isso mesmo, e um tantão mais. Merece cada elogio. Por causa desse hype eu inventei de falar sobre um detalhe bacana do Top Gun original: as músicas do Kenny Loggins.

O Top Gun de 1986 é bem mediano. Eu entendo porque virou um clássico, mas tirando a ação, o roteiro é fraco. O personagem do Tom Cruise? É irritante. Comparado ao filme de 2022, entretanto, o longa original vantagem de sobra na trilha sonora. A música de Maverick não é ruim, ela é ótima. A questão é que o primeiro filme nasceu dentro da década de 80, uma das melhores na história da música. É difícil competir

Aí a gente chega no cara que inspirou o texto. Kenny Loggins é um cantor e guitarrista norte-americano que ficou conhecido como O Rei das Trilhas Sonoras. Seus trabalhos apareceram em vários filmes, entre eles Footlose (o original), Rocky IV e Nasce Uma Estrela - o remake de 1976, no caso. Para Top Gun ele colaborou com duas músicas ótimas: Danger Zone e Playing With the Boys.

Danger Zone


Essa é uma das faixas mais marcantes de Top Gun, junto com Take My Breath Away do Berlim. A letra foi escrita pelo produtor do filme, Giorgio Moroder, e o compositor Tom Whitlock. O vocalista Joe Pizzulo gravou uma demo, e ela foi enviada para Columbia Records. A gravadora então pediu a Moroder que fechasse com um artista do selo para interpretar a música, mas...

... De cara não deu certo. Tentaram fechar com o Toto, mas um conflito legal impediu. Tentaram então com o Jeffreson Starship e o Corey Hart, e ambos rejeitaram. Só então os produtores ofereceram a música para o Kenny Loggins e aí sim. Graças a Deus por isso, porque eu gosto dos nomes que rejeitaram a oferta, mas essa música foi feita pro Loggins cantar.

Danger Zone é fantástica. Essa música te empolga, enche de adrenalina, dá vontade de cantar e correr - no caso voar, já que é tema de Top Gun. O clipe tem alguns trechos do filme de 86, do qual ela é um dos pontos altos. Em Maverick também usaram a música de um jeito muito, mas muito inteligente e lindo. Eu tô sem palavras até agora.

Playing With the Boys


Essa eu só conheci no dia que sai pra assistir Top Gun: Maverick. O motivo é engraçado: eu coloquei a trilha sonora de 86 pra tocar enquanto eu me arrumava. Essa música sim já foi escrita pelo Kenny Loggins para o fime Top Gun, e o clipe mostra o jogo de vôlei que é uma das cenas do filme. 

Eu gosto muito que essa música incorpora bem o estilo anos 80 nas batidas, e lembra por exemplo as músicas da Madonna ou do Michael Jackson. Acho que da Whitney Houston também. (As dançantes no caso) A atmosfera é bem divertida e combina com a ideia de meninos x meninas, e com o fato de ser a sequência de esportes, uma coisa que os dois filmes tem.

Eu adoro pesquisar sobre música, sobre trilhas sonoras de tudo. Você descobre muita coisa que torna a experiência de gostar de um filme, por exemplo, ainda melhor/mais rica. E aí, você já conhecia alguma dessas duas belezas?