Sempre fui uma pessoa esquecida. Ganhei do Renan o apelido de Psyduck e Slowpoke - dependendo do grau da mulice no dia, eu viro um ou outro. Só que depois de um tempo a coisa foi muito além do meme, de um jeito que tem me prejudicado demais. Exemplo simples: se você me perguntar qual foi o almoço de 2 dias atrás, eu não vou saber dizer.

Eis que veio o dia de assistir Top Gun: Maverick. Um baita filme, vale dizer. Foi a minha comemoração por melhorar de duas semanas de crise alérgica braba. Ainda assim foi um dia intenso, de uns momentos com ansiedade e pânico aqui e ali. Mas quando eu sentei naquela cadeira do cinema bem vazio, do jeito que eu gosto, tudo mudou.

Minhas expectativas para o filme já eram boas e altas, mas eu não imaginava que seria uma das melhores experiências da minha vida. Que fez eu esquecer da minha amnésia.


Um filme histórico


Se você não assistiu, eu digo: Top Gun: Maverick é tudo isso mesmo. O filme bate no peito que é um blockbuster, assume a bronca e vai muito além do hype. Mesmo se você não assistiu o Top Gun original, o filme de 2022 preenche as lacunas de um jeito que você não fica boiando. Agora se você viu o filme de 1986, o que é o meu caso (claro que não em 86, eu sou de 89), a experiência melhora em dobro.

O catch que torna Top Gun: Maverick especial


A coisa mais fantástica desse filme é que ele tem uma linha do tempo muito clara, bem estabelecida. São vários eventos que giram em torno de um evento principal, mas tudo acontece numa sequência fluída, agradável, engajadora. Do começo ao fim eu esqueci da vida fora da sessão, e me concentrei apenas na ação insana e os feels. Que sim, eles são vários.

Eu sai da sessão totalmente satisfeita, com a certeza de que apesar do rolo que foi, valeu 100% a pena do esforço de assistir Top Gun: Maverick no cinema. Mas calma, tem uma coisa ainda mais incrível: eu saí lembrando tudo que tinha acontecido. Sim, eu já passei pela experiência de assistir um filme e sair com branco, sem lembrar de algumas partes do que tinha acontecido.

Na primeira meia hora veio esse medo, pois tem muito jargão de piloto. Como eu assisti legendado e o filme tem ação para um caramba, no começo foi confuso. Mais depois de um tempo isso ficou pra trás.

Como explicar essa experiência?


Perfeita. Top Gun: Maverick tem a dose certa de nostalgia para quem viu o filme de 86, ou em 86. Mas ao mesmo tempo ele é moderno e bem construído pra cativar o público que chegou agora. Tom Cruise é um cara que sabe construir uma experiência autêntica para o espectador, e por isso é chamado de "uma das últimas estrelas do cinema".

Eu adoro boa parte dos filmes dele, mas isso é assunto pra outro papo. O que eu sei é que esse filme foi uma experiência especial não só pelo que ele é, mas também pelo que ele significou. Um momento que fez eu esquecer da minha amnésia que dificulta tanto a minha vida, e lembrar que ainda tá liberado se divertir.