Sempre que o Within Temptation anuncia música nova eu tenho apenas as melhores expectativas. Desde que eu conhecia a banda e me tornei fã, eles tem consistentemente produzido música da melhor qualidade. E sim, até o Hydra tem um espaço especial no meu coração. Então surpreende zero pessoas que o novo single Don't Pray For Me seja outro acerto dessa carreira incrível.


Essa música é boa demais por vários motivos. A linha de baixo na introdução me fez lembrar o Lacuna Coil pelo tom sombrio que ela acrescenta na sonoridade. Fez lembrar as músicas do Comalies, tipo Swamped. O tempo é mais cadenciado e a atmosfera no geral é dark mesmo - a capa do single é um belo spoiler do que viria, risos.

Tem também a coisa que mais dividiu os fãs, mas eu adoro: o som moderno. O Within Temptation da era metal sinfônico é fantástico, mas o Within moderno é uma viagem totalmente diferente e muito boa. Curioso é que isso começou a acontecer ao mesmo tempo que eu passei a gostar de ouvir metalcore e death melódico.

(E virar fã de Trivium e In Flames)

Apesar disso se você reparar, Don't Pray For Me mantem o coração da banda. A guitarra soa como uma guitarra do Within, os corais, back vocais e vocalizações remetem ao The Silent Force, mesmo ao The Heart of Everything.

Tudo isso é ótimo, mas eu ainda não falei da melhor parte do single. Eu não sei como ela consegue, mas o vocal da Sharon tem apenas melhorado ao longo dos anos. Dá pra notar que a voz mudou, mesmo sem ser profissional pra saber dizer o que mudou. Ela amadureceu, passou a postar pesado nos graves, e aumentou a emoção que ela entrega nas interpretações.

Eu adoro até a forma que a Sharon termina cada verso, um detalhe maravilhoso.

Sobre a letra... Eu gostei muito dela. Vou deixar o Within Temptation explicar:

"Vivemos em um mundo onde culturas e crenças estão se fundindo, enquanto ao mesmo tempo atos de intolerância e injustiça dominam o mundo. Tanto as questões sociais quanto um rápido aumento nas subcrenças resultaram em medo, fragmentação e desconexão”. 

Agora quem explica a música é a própria Sharon:

"Don't Pray For Me" luta contra forçar crenças e medos sobre os outros e testemunha a aceitação da própria jornada de todos. É um hino sobre aceitar o fato de que as crenças podem ser fluidas, múltiplas ou, francamente, diferentes. A música é sobre permitir que as pessoas sigam seu próprio destino."

A primeira interpretação óbvia é sobre a influência negativa da religião, afinal o título da música quer dizer literalmente não ore por mim. Faz sentido e eu entendo. Eu vejo na religião uma ferramenta muito importante do ponto de vista psicológico, emocional e social, mas isso vem se perdendo com o tempo. O que você tem visto são pessoas se escondendo atrás da religião pra justificar o que não se justifica.

Mas eu tenho outra interpretação na qual eu gosto muito, no sentido das crenças da vida mesmo. Todos os dias tem gente dizendo o que elas acham melhor pra você, não o que é melhor pra você. Fazendo você sentir o medo delas e ficar paralisado. Ou julgando você por seguir um destino que não é igual ao delas, e por isso elas encaram como se fosse uma coisa ruim.

A minha geração, do pessoal que está na faixa dos 30 anos, sabe bem como é isso. Afinal, nossos pais são de um grau de toxicidade que impressiona, assusta e dá tristeza.

E foi assim que o Within Temptation acertou de novo. Não que seja surpresa. Don't Pray For Me é uma ótima música que mostra como a banda incorporou novas influências, mas manteve a sua alma. Eu tenho vontade de chorar, mas não é de tristeza. Não nesse caso. A vontade de chorar é porque a música é uma forma de arte fantástica, capaz de falar tanta coisa que as vezes você não consegue dizer.

Há anos o Within Temptation tem sido a trilha sonora da minha vida, e isso é lindo. Me faz acreditar que a vida ainda tem coisas boas para viver, memórias felizes para criar, e algo bom para deixar.