Eu sabia que o Tom Cruise faz aniversário em julho? Sabia. Eu lembrei o dia no dia para escrever alguma coisa? Óbvio que não, minha cabeça não funciona. Mas como julho ainda está no começo, moralmente eu não perdi o prazo pra falar do único ator que eu gosto. Como tudo na minha vida, é uma história bem aleatória e curiosa, com todo um contexto.

Vamos voltar uns anos, pro dia que eu tive um terçol e não tinha ideia de que diabo era isso. Hospital 1, hospital 2, no fim das contas eu descobri que era um terçol... Depois de ir numa UPA longe de onde eu moro. Descanso foi uma recomendações, então quando eu voltei pra em casa dei aquela encostada pra ver TV. E no mesmo dia passaram dois filmes:

Oblivion 

Te amo Oblivion seu filme esquisito

Esse filme mostra um planeta Terra que foi arrasado pelos alienígenas. Tom Cruise aqui é Jack Harper, o cara que faz a manutenção dos equipamentos. O filme é bem bom, me diverte pela ação maluca e o final que até hoje eu não entendo e não faço questão, na real. É uma das coisas que me incentiva a sempre ver Oblivion e achar divertido. Além da história que é meio Prey-esca.


Missão: Impossível 2

MI2 também tem cenas de moto muito boas

Não é o melhor filme da franquia, mas eu sou "bairrista" e tenho um carinho especial por todos os seis MI. Aqui ele interpreta um dos meus personagens favoritos: Ethan Hunt, vulgo o cara, que junto com a IMF precisa recuperar um vírus mortal antes de ser usado pelos terroristas. Foi aqui que eu comecei a ficar fã da franquia Missão: Impossível, hoje a minha favorita do cinema (chupa MCU). A cena da luta de faca é muito boa.


Desde então eu assisti vários filmes do Tom Cruise, dos recentes aos mais antigos, tipo o bem legal Dias de Trovão. Esse é considerado, aliás, o único filme de automobilismo decente. Eu amo o estilo do que ele cria: histórias malucas, grandiosas, cheias de ação e com alguém que geralmente salva o dia. 

Tom Cruise sabe criar um filme que entretém pela produção e prende pela trama. São filmes explosivos, mas não são vazios ala Michael Bay. Tem toda uma dedicação linda de ver que chega a dar inveja.

Ah Bruna, mas ele é um cara desprezível

Os dois filmes de Jack Reacher são ótimos, mas o primeiro é incrível

O lance da cientologia? Eu concordo, foi lamentável. Nessa época eu já gostava muito dos filmes dele, a franquia MI, e debati comigo mesma um filão de vezes se era certo gostar do trabalho de um cara assim. Logo eu achei a resposta: as vezes você consegue separar o autor da obra, as vezes não. Nesse caso eu consegui. Só porque ele foi um imbecil com as pessoas, não tira o brilho de tantos filmes dele que eu gosto demais.

A coisa ficou ainda mais interessante depois que eu li esse artigo. É curioso como hoje a gente conhece Tom Cruise por mais do que nunca ser o cara dos filmes. O ator virou a pessoa e vice-versa. É pra enterrar a fama ruim das antigas? Totalmente. Como ele sabe o que fazer na hora de criar um filme, isso acaba facilitando/ajudando também.

Hoje quando você vê as pessoas falando do Tom Cruise, é sempre sobre a ética de trabalho impecável, como no trabalho ele faz todo mundo dar o seu melhor. Pode ser até que ele realmente seja uma pessoa bacana, que se arrependeu das mancadas antigas. Daí ele construiu a imagem dele desde então em torno do trabalho. Questionável, mas inteligente.

Um ponto importante/curioso

Desde que a Rebecca Ferguson estreou em Missão: Impossível - Nação Secreta eu nunca mais fui triste

Obviamente o Tom Cruise é a estrela de um filme que tem o Tom Cruise, mas eu não sei se você já reparou que ele nunca brilha sozinho? Tem o destaque de protagonista, claro. Mas o roteiro é construído para que os personagens ao redor dele sejam relevantes de alguma forma. Não é regra, mas na boa parte do tempo é assim.

Um exemplo são as atrizes que dividem a tela com ele, e são mais do que a donzela em perigo - talvez só a Thadie Newton em MI2 fuja um pouco da regra. Isso é fantástico, pois seria fácil escalar uma boa atriz e jogar ela pra debaixo do tapete. Em vez disso a gente tem a Emily Blunt brilhando em No Limite do Amanhã, a Cobie Smulders em Jack Reacher: Sem Retorno, e etc.

E tem as mulheres da franquia MI, que são ótimas. Rebecca Ferguson é a melhor coisa que aconteceu no cinema em anos.

Bom...

E foi aqui que eu me apaixonei pela Emily Blunt. Obrigada por tudo, Tom Cruise

Apesar dessa loucura toda, Tom Cruise é um dos meus atores favoritos. Eu adoro filmes de ação, curto uns dramas, e a filmografia dele tem um pouco dos dois. Não assisti tudo, mas eu já vi uma boa parte. E posso dizer com tranquilidade do quão viciado esse cara é em superar limites, criar experiências incríveis, e carregar o cinema de Hollywood nas costas. Minha experiência fantástica de assistir Top Gun: Maverick é prova.